segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Anagrama


Seguimento de Ensino
Componente Curricular
Tempo Necessário
Fundamental 1
Leitura e Raciocínio
2:00 Horas aula

OBJETIVOS
Utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
CONTEÚDOS                   
-Conceituais: Identificar os conhecimentos sobre leitura como meios para compreender e transformar o mundo á sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
-Procedimentais: Utilização de informações dadas para avaliar probabilidades;
-Atitudinais: Confiar na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações – problema;
MATERIAIS NECESSÁRIOS
ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO
-Folhas de papel
-Lápis de Escrever
-Giz de Cera(Opcional)
-Sala de aula ou outros espaços
-Em grupos

DESENVOLVIMENTO
Explicação do que é a atividade, de como será a atividade, que eles deverão interagir com o grupo, anotar suas teorias e que ao final será discutido suas respostas, de modo a partilhar com a sala.

PROCEDIMENTO:
          Explicar o que é um anagrama, exemplificar para eles de modo que possam visualizar como é feita a brincadeira, desafiá-los a que formem o maior número possível, dizendo sempre qual é o recorde a bater, porém alertando que somente serão válidas palavras existentes e, que o número de letras das palavras será determinado pelo professor e que cada quantidade de letras terá um determinado tempo, também determinado pelo professor, após o sinal do mesmo, não poderão mais serem adicionadas palavras nas quantidades anteriores. Após o término da atividade, questionar sobre o que foi desenvolvido, sobre a quantidade de palavras, classifica-las e conversar sobre qual tipo teve maior destaque em seu grupo e quais foram as dificuldades encontradas na tarefa.

AVALIAÇÃO:
Espera-se que o aluno resolva problemas utilizando conhecimentos prévios, produzindo estratégias pessoais de solução, selecionando procedimentos de formação e construção, interagindo com seus colegas e partilhando suas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário