Seguimento de Ensino | Componente Curricular | Tempo Necessário |
Fundamental 1 | Leitura e Raciocínio | 2:30 Horas aula |
OBJETIVOS
Utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
CONTEÚDOS
-Conceituais: Identificar os conhecimentos sobre leitura como meios para compreender e transformar o mundo á sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
-Procedimentais: Utilização de informações dadas para avaliar probabilidades;
-Atitudinais: Confiar na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações – problema;
MATERIAIS NECESSÁRIOS | ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO |
-Folhas de papel -Lápis de Escrever -Jornal -Tesoura -Folhas de instrução de dobradura com diferentes graus de dificuldade. | -Sala de aula ou outros espaços -Em grupos |
DESENVOLVIMENTO
Explicação do que é a atividade, de como será a atividade e que eles deverão interagir com o grupo.
PROCEDIMENTO:
Anunciar aos alunos que a proposta será dirigida como uma gincana e que seus grupos serão suas equipes, logo todos terão que participar para que o grupo possa ser vitorioso. Distribuir uma folha de instrução para cada grupo, juntamente com as folhas de jornais, explicar que eles terão que montar as dobraduras somente com a explicação contida na folha, que todos do grupo terão que conseguir montá-las antes do próximo passo. Após a montagem da dobradura por todos do grupo, os alunos deverão trocar de folha de instrução com o professor e ao término de todas as folhas aqueles que completarem todas as folhas de instruções e que suas montagens estejam bem feitas é que ganharão a gincana. Após a conclusão de todos os grupos, fazer uma roda de conversa e discutir sobre as dificuldades encontradas na execução da proposta e sobre o que poderia ser acrescentado para que facilitasse a execução.
AVALIAÇÃO:
Espera-se que o aluno resolva problemas utilizando conhecimentos prévios, produzindo estratégias pessoais de solução, selecionando procedimentos de formação e construção, interagindo com seus colegas e partilhando suas descobertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário