Seguimento de Ensino | Componente Curricular | Tempo Necessário |
Fundamental 1 | Leitura e Raciocínio | 1:30 Horas aula |
OBJETIVOS
Utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
CONTEÚDOS
-Conceituais: Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo á sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual,característico da matemática,como aspecto que estimula o interesse,a curiosidade,o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
-Procedimentais: Utilização de informações dadas para avaliar probabilidades;
-Atitudinais: Confiar na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações – problema;
MATERIAIS NECESSÁRIOS | ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO |
Lousa, giz, apagador | Sala de aula |
DESENVOLVIMENTO
Explicar aos alunos como funcionará o jogo, deixando explícito as regras, como se dá a leitura e interpretação das informações, o objetivo do jogo e quaisquer dúvidas que possam aparecer sobre o assunto;
Após a primeira etapa completa, será desenvolvido o jogo com os alunos da presente sala, onde os mesmos terão a oportunidade de falar suas hipóteses, montando assim o campo hipotético para cada rodada do jogo, estabelecendo suas relações para chegarem ao resultado, utilizando-se de suas hipóteses e também as de seus companheiros.
Após a realização do jogo, fazer uma conversa sobre o mesmo, apontando as possíveis dificuldades que encontraram, se esta se resolveu com o desenvolvimento do jogo e se resta alguma dúvida, comparando a atividade com a vida onde nos deparamos com situações onde precisamos avaliar e pensar antes de fazermos uma conta, tomarmos uma decisão, ou algo do tipo, finalizando assim a atividade.
PROCEDIMENTO:
O jogo se resume a chegar ao número escolhido pelo professor porém não explícitado aos alunos, seguindo a interpretação de uma tabela construida com os dados fornecidos pelos alunos, construindo-se assim nesta tabela um campo hipotético, onde os alunos terão de observar os dados já fornecidos e inserir suas hipóteses para chegar ao resultado. Ex.:
Hipóteses | DM | UM | C | D | U | Números |
3.521 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 2 |
3.431 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 |
A tabela será preenchida desta maneira, indicando a quantidade de números que estarão corretos, e representados por 0 ou 1 as casas que forem correspondentes a dos números escolhidos, como vemos no exemplo acima.
AVALIAÇÃO:
Espera-se que o aluno resolva problemas utilizando conhecimentos prévios, produzindo estratégias pessoais de solução, selecionando procedimentos de cálculo organizando as informações e registrando os resultados.
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